Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

AND vai à Câmara debater Segurança Viária

Estiveram presentes representantes do DENATRAN, PRF, DER-DF, Detran/DF e ANFAVEA.

Na manhã desta quarta-feira (8), a convite do presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT), Dep. Altineu Cortês (PMDB/RJ), Antonio Gouveia esteve presente na audiência pública ocorrida no Plenário 11, da Câmara dos Deputados, que debateu o futuro em Segurança Viária.

O requerimento, de autoria dos deputados Altineu Côrtes (PMDB/RJ), Dep. Christiane de Souza Yared (PR/PR) e Dep. Wilson Beserra (PMDB/RJ), propôs reflexões significativas acerca da situação atual das vias brasileiras, bem como abordou questões como a alteração do Modelo de Gestão de Trânsito no Brasil; Segurança dos Veículos Nacionais; Formação; Fiscalização; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Alterações Legislativas e Projeto de Lei. 

O presidente da AND, Antonio Carlos Gouveia, em sua fala agradeceu e parabenizou os Deputados membros da Comissão pela iniciativa, que visa pelo debate a mudança de comportamento dos condutores. Posteriormente, apresentou algumas ações da AND para melhorar a segurança no trânsito como, por exemplo, a Comissão Fórum Permanente da Operação Lei Seca que reúne os coordenadores das operações lei seca dos Estados brasileiros para discutir a operacionalização e a padronização dos procedimentos adotados nas operações; e o projeto “Nós Somos o Transito”.

      

Na oportunidade, o Presidente aproveitou para disponibilizar a Associação Nacional dos Detrans para atuar junto a todas as entidades interessadas em segurança viária e mobilidade urbana. “Temos que fazer um pacto pela vida, temos que fazer uma cooperação entre todos os membros da Comissão de Viação e Transporte, as entidades ligadas ao tema e todos aqueles que têm um papel estratégico no Brasil, onde eu já disponibilizo a Associação Nacional dos Detrans para fazer parte desse grupo na luta pela vida” assegurou o Presidente da AND

.

O representante do Denatran, Francisco Garonce, ressaltou a importância da engenharia, fiscalização e educação na forma de um trinômio para a melhoria da segurança do trânsito. No quesito engenharia, Garonce apresentou a atuação do Denatran para que o Brasil faça parte do fórum mundial para harmonização dos regulamentos veiculares da ONU. No âmbito da fiscalização o Sistema de Notificação Eletrônica – SNE, o QR Code e a CNH Digital são avanços tecnológicos na área da fiscalização. A educação foi apresentada como o ponto mais importante desse trinômio, que deve ser promovida desde o ensino fundamental para que as crianças e os jovens se tornem condutores conscientes e preparados.

A audiência também contou com a participação de Antoniel Alves de Lima, representante da Policia Rodoviária Federal – PRF, que apresentou oito propostas de mudanças na legislação que ajudariam na segurança viária do país. Na visão do representante da PRF essas propostas facilitariam o trabalho de todos os agentes que lidam com o trânsito.

Estiveram presentes também o Diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran/DF, Glauber Peixoto, o Diretor-Geral do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal – DER/DF, Henrique Ludovice, e o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA, Carlos Eduardo Lemos. Apresentaram questões importantes a respeito da segurança viária do país, levando a visão de cada instituição sobre o assunto para que o debate se gere soluções e que haja uma parceria entre os legisladores e as entidades que lidam diretamente com a segurança do trânsito.

Ascom AND.