Encontro da AND reúne assessores de comunicação e estatísticas dos Detrans em Brasília
A AND realizou, na última quinta-feira (11.07) encontro com assessores de Comunicação e responsáveis pelo setor de Estatísticas dos Detrans. O evento aconteceu na sede da entidade, em Brasília, e reuniu 37 profissionais de 17 estados da Federação. Foi uma parceria com os ministérios das Cidades e da Saúde e inaugurou uma série de outras reuniões que acontecerão com outros setores dos Detrans.
A abertura aconteceu às 9h30 com a presença da presidente da AND, Sawana Carvalho, do representante do Ministério das Cidades, Macier Trombiere, do diretor-geral do DENATRAN, Antonio Cláudio Portela, e do representante do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Miranda.
“Visamos fortalecer as ações dos departamentos de trânsito e estreitar as relações com os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e do Comitê Interministerial que trata do trânsito”, afirmou a presidente Sawana Carvalho. Ela saudou a presença de todos os participantes, oportunidade que também agradeceu aos seus colegas dirigentes de Detrans pelo empenho ao enviar seus assessores para o encontro.
“O papel da comunicação no Sistema Nacional de Trânsito” foi o primeiro tema do encontro, com exposição de Marcier Trombiere, assessor especial do ministro das Cidades e chefe da Assessoria de Comunicação Social. Ele abordou o estreitamento das relações entre as assessorias de comunicação dos DETRANs com Ministério das Cidades e os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, mas se atendo especialmente à apresentação das ações do Ministério das Cidades em relação às campanhas publicitárias do Parada e das parcerias na definição de ações de publicidade e marketing.
A criação de uma rede de comunicação entre as assessorias dos Detrans, da AND e do Sistema Nacional de Trânsito, foi o tema abordado por Antonio Augusto Brentano, da equipe de Comunicação Social do Ministério das Cidades. A SocialBase é uma rede social corporativa interna criada pelo Ministério das Cidades, da qual todos os assessores de Comunicação e responsáveis pelas estatísticas terão acesso.
Esta ferramenta vai, entre outras utilidades, auxiliar na maior integração entre os Detrans, a AND, Denatran e outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e do Comitê Interministerial. Trata-se de uma rede interna capaz de promover o relacionamento entre os vários agentes do sistema e compartilhar documentos e realizar fóruns de discussão.
À tarde os trabalhos foram retomados com o tema “Campanha de Marketing na Prevenção de Acidentes de Trânsito”, apresentado por Victor Pavarino, consultor nacional da Organização Pan-Americana de Saúde, e Luiz Otávio Miranda, consultor do Ministério da Saúde. O Projeto Vida no Trânsito, as Ações de comunicação do Ministério da Saúde e as Estatísticas: mortalidade e morbidade foram cases apresentados.
“Estatísticas: ferramenta de planejamento e execução de políticas de comunicação” foi o tema seguinte, apresentado por Antonio Augusto Brentano, da equipe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde. Ele falou da importância da Estatística para o planejamento de ações de comunicação, em especial as campanhas publicitárias voltadas para o trânsito.
O tema estatística foi objeto também de duas exposições, que ficaram a cargo de Cristiano Lemke, coordenador de Estatística e Planejamento do Detran-RS, e Marília Ferreira, gerente de Estatística do Detran-DF. Os dois apresentaram os respectivos trabalhos, exemplificando as atividades de coleta, organização, armazenamento e interpretação de dados estatísticos. Durante debates, ocorreram trocas de experiências entre os responsáveis pelo setor dos Detrans presentes.
Deixe uma resposta