Começa o 80º Encontro Nacional dos Detrans com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança no trânsito

Começa o 80º Encontro Nacional dos Detrans com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança no trânsito

Buscar saídas com o intuito de desburocratizar serviços e fortalecer a segurança no trânsito nas cidades brasileiras. Com esse objetivo, a Senatran participou, nesta segunda-feira (2), da abertura do 80º Encontro Nacional dos Detrans, em Brasília. Ao longo de três dias de evento, os representantes e autoridades estaduais de trânsito vão trocar experiências com técnicos, servidores e empresas parceiras do segmento.

Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o evento tem como missão encontrar soluções para melhor atender o cidadão brasileiro. “Esses encontros são muito importantes para debatermos os próximos passos das políticas de trânsito, definindo os rumos no sentido da digitalização, desburocratização e da centralização dos serviços, mantendo a autonomia administrativa dos Detrans. Sempre focado em atender a sociedade e melhorar o sistema e a segurança. Isso impacta demais a vida das pessoas e, no final, é isso o que importa”, defendeu.

O presidente da Associação e diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destacou que as palestras também têm a legislação, assim como novas tecnologias e soluções aplicadas nas mais diversas áreas do setor.

“O encontro com os diretores dos departamentos estaduais de trânsito é uma oportunidade para discutir as políticas públicas necessárias e implementar melhorias. É um espaço aberto para o diálogo, busca de soluções, apresentação de ideias e avanços que impactam diretamente na vida do cidadão”, afirmou Vieira.

Por fim, Catão ainda reforçou a mensagem de adesão ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e do novo Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest). O novo modelo de coleta digital tem um papel sobre as políticas públicas com uma alimentação mais ágil e adequada. “Falando dessas duas coisas, estou falando tanto de agenda digital quanto de segurança viária. A gente tá promovendo um novo modelo de coleta por meio do aplicativo em teste da Senatran, com uma série de desenvolvimentos e aprimoramentos ouvindo e em parcerias com os Detrans. O objetivo final de um gestor de trânsito tem que ser salvar vidas””.

O Encontro

O 80ª Encontro Nacional dos Detrans ocorre entre os dias 2 e 4 de setembro em Brasília e reunirá os diretores dos Detrans de todas as unidades federativas do País, assim como seus técnicos e empresas privadas do setor. Ao longo dos três dias, os presentes poderão participar de reuniões, apresentações e palestras temáticas sobre tecnologia, digitalização de sistemas, inteligência artificial, legislação diversa, entre outras.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade