Casos de business inteligence como ferramenta de gestão é apresentado no END
Uma importante ferramenta destinada a analisar as informações, extrair e produzir indicadores que permitam a interpretação de resultados e possam apoiar a tomada de decisões. A ferramenta está sendo amplamente usada pelos órgãos públicos em geral. O nome dela é Business Inteligence (BI), que na verdade trata-se de uma metodologia para a prospecção, tratamento e visualização das informações.
As tecnologias de bi estão vem sendo utilizadas por todos os órgãos executivos do governo do Paraná, sob a orientação e execução da Celepar (Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná), a estatal de TI daquele estado, e em especial pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PR).
A experiência paranaense foi exposta pelo diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, e o consultor e analista de sistemas Fernando José Fendrich, responsável pelo atendimento ao Detran do Paraná, durante o 44º Encontro Nacional de Detran (END), que está acontecendo no Mercury Hotel, em Brasília.
“O objetivo é promover o melhor atendimento da população. De posse dos indicadores de forma integrada, os órgãos públicos terão a oportunidade de planejar as operações dos serviços de governo”, complementou Carvalho Leite, acrescentando que as informações empregadas na tecnologia de business inteligence têm como fonte e como objetivos o amplo uso de gráficos, georreferenciamento e fotos digitais, criando uma maneira fácil de se analisar os resultados da gestão pública.
Deixe uma resposta