Audiência Pública – Instituição do Dia Nacional dos Agentes Públicos de Trânsito
A audiência pública para debater a instituição do Dia Nacional dos Agentes Públicos, por Lei, foi realizada no dia 28 de maio, pela Comissão de Aviação e Transportes – CVT, com a participação do Francisco Brandão, coordenador geral de Educação para o Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); Marcelo Azevedo, diretor jurídico da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF); Maria Cristina Alcântara Andrade, diretora de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Detrans (AND); Eider Marcos Almeida, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos Estaduais dos Detrans (Fetran); e José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
O autor do requerimento, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), afirma que “Os agentes de trânsito são fundamentais para a mobilidade urbana, para a segurança viária e também para a segurança pública” e acrescentou que “Eles merecem a devida valorização pelo seu empenho e dedicação na redução de mortes no trânsito”.
Segundo Maria Cristina, Diretora de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Detrans (AND), um fator importante também para ser discutido, é sobre a qualificação dos agentes públicos de trânsito. “Muitas vezes o profissional entra numa determinada função relacionada a trânsito, sem o mínimo de conhecimento e essa busca pelo conhecimento acaba sendo difícil dentro dos próprios órgãos. Então eu vejo a importância dos órgãos de trânsito se preocuparem com isso, essa formação e qualificação”.
A Deputada Christiane Yared (PL-PR), também coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, destacou a importância da educação. “Nós temos que ter um posicionamento de educar, talvez isso passou batido durante anos. Então, punir também é uma maneira de educar”, ressaltou a deputada. Eider Marcos destacou a importância da data para esses agentes públicos de trânsito. “É importante para que esses profissionais possam se reconhecer e também buscar formas de melhorar os trabalhos para a prestação de serviços à sociedade. Assim como é feita comemoração para o fiscal de trânsito, devemos também buscar reconhecimento do estado, do município para os agentes. Para que sejam mais treinados e qualificados para prestar melhor serviço à sociedade”, disse o presidente da Fetran.
Deixe uma resposta