AND participa de audiência na Câmara que analisa segurança na emissão de CNH e documentos de veículos

AND participa de audiência na Câmara que analisa segurança na emissão de CNH e documentos de veículos

Associação nacional de Detrans (AND) participou de audiência pública na Câmara dos Deputados para analisar e discutir os resultados apurados pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 480/2012, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), para estudar propostas de melhorias da segurança dos processos e dos documentos de veículos e habilitação, respectivamente CRV/CRVL e CNH.

A AND foi representada pelo diretor João Bosco da Costa, integrante do referido Grupo de Trabalho, diretor-presidente do Detran do Sergipe. Ele pontuou, durante o seu pronunciamento, que a AND vê como muito importante a questão da segurança no processo de emissão dos documentos, atentando, no entanto, para o fato de que a questão principal da segurança está no sistema. “Se os documentos serão de papel ou de cartão, esta é uma questão interessante, mas a segurança mesmo estará no processo do sistema de controle e emissão”, pontuou.

Ele acrescentou que a preocupação maior está nos custos que a mídia a se definida – papel ou cartão – poderão acarretar aos cidadãos, além da transparência em todo o processo. “As manifestações têm demonstrado que o cidadão que mais qualidade e eficiência nos serviços públicos e este é um tema que nos preocupa enquanto gestores de órgãos executivos de trânsito”, emendou.

João Bosco Costa também lembrou que dentro do sistema já exisem outros mecanismos que estão sendo implantados que vêm contribuir para a segurança nos processos de emissão de documentos de veículos, especialmente. “Temos o SINIAV, cuja resolução já dá uma importante resposta em relação ao CRV/CRVL”, acrescentou.

O Denatran foi representado na audiência pelo coordenador-geral de Informatização e Estatística, Roberto Craveiro Rodrigues, que observou que a atenção à segurança nos processos de emissão de documentos foi tema de Grupo de Trabalho criado pelo órgão depois que foram detectados uma série de problemas. “Observamos, a partir de então, a necessidade de rever os processos”, acrescentou.

A audiência pública foi requerida pelo deputado federal Hugo Leal, além dos convidados, parlamentares das comissões de Viação e Transporte e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Além dos representantes da AND e do Denatran, estava presentes Leandro Daiello Coimbra, diretor-geral do Departamento de Polícia Federal e sua equipe da área de perícia e criminalística; Renato Silveira Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; e Célio Ribeiro, presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade