Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

AND acompanhou reunião sobre avaliação das ações referentes ao Movimento Maio Amarelo

Na manhã dessa quarta-feira, 31/05, no plenário 11 da Câmara dos deputados, a Comissão de Viação e Transportes realizou reunião para avaliação das ações referentes ao Movimento Maio Amarelo, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. A Associação Nacional dos Detrans esteve presente e acompanhou toda a sessão.

Junto ao senhor Deputado Hugo Leal (PSB - RJ), que presidiu a sessão, estiveram presentes como convidados o senhor Augustus Cutrim, Chefe do Núcleo de Prevenção de Acidentes da Polícia Rodoviária Federal, a senhora Daniela Gurgel, assessora de relações institucionais do Observatório Nacional de Segurança Viária, e o senhor José Ismar Torres, presidente da Seguradora Líder, que administra o seguro DPVAT.

O Deputado agradeceu a participação dos convidados na reunião e destacou os esforços e a parceria das entidades na Comissão e na Frente Parlamentar. Leal ainda reafirmou o compromisso de cumprir a meta da Organização Mundial da Saúde de reduzir em 50% o número de mortos e feridos.

Em sua apresentação, a senhora Daniela Gurgel salientou o mérito da população que abraçou o Movimento e compreendeu a causa: “A sociedade se sente vítima. A sociedade entende que faz parte do problema, mas ela sabe que a responsabilidade de mudança também é dela.”

O senhor Augustus Cutrim exibiu dados da Policia Rodoviária Federal referentes aos acidentes de trânsito na primeira quinzena de maio. Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, houve uma melhora significativa. Foram 334 acidentes e 89 mortes a menos registradas em 2017, representando uma redução de 25,7% nas fatalidades.

Pelo senhor José Ismar Torres, foi destacado o tema da campanha “Minha escolha faz a diferença” que, para ele, foi uma excelente decisão  pois enfatiza que depende da contribuição do cidadão para a construção de um trânsito mais prudente.

Ao fim da sessão, o senhor deputado Hugo Leal agradeceu o espaço cedido pelo Presidente da Comissão de Viação e Transportes, o Deputado Altineu Côrtes (PMDB - RJ), para que pudesse ser realizada a reunião.

A AND também conversou com a senhora Daniela Gurgel sobre a evolução do Movimento. A Assessora de relações institucionais do Observatório reconhece um crescimento gradativo e projeta que mais países irão aderir o Maio Amarelo ao longo dos anos, assim como aconteceu com o Outubro Rosa, movimento criado em 1991, que tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama e que hoje é referência no mundo todo.