Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

Nações Unidas incentivam discussão sobre redução dos limites de velocidade

A Organização das Nações Unidas dedica semana para debate sobre redução dos limites de velocidade em vias urbanas. Nomeada com o tema “Reduza a velocidade”, a 4ª Semana Mundial das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito acontece entre os dias 8 e 14 de maio e incentiva a consciência global sobre os riscos de acidentes de trânsito, principalmente quando são causados por excesso de velocidade.

O Managing Speed, novo informe da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a velocidade inapropriada contribui para uma a cada três mortes em acidentes de trânsito no mundo. Estudos também indicam que entre 40% e 50% dos motoristas ultrapassam os limites impostos. Dados da OMS ainda apontam que o risco de morte de um pedestre é de 20% quando o veículo está transitando a 50 km/h, e sobe para 60% quando está a 80 km/h.

Por todo o mundo, eventos são organizados em prol da segurança viária durante a semana. Nos Estados Unidos, por exemplo, escolas, hospitais e grupos de forma geral preparam palestras, inspeções e aulas para crianças e adultos. A campanha também traz discussões a partir de propagandas disseminadas em países de todos os continentes. No Quênia, eventos sobre direção segura são debatidas com os jovens. Você pode conferir todos os eventos em um mapa interativo na página oficial da campanha.

O diálogo sobre questões que possam incentivar um trânsito seguro também faz parte do objetivo do Maio Amarelo, que é um movimento mundial criado para chamar atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

 

Confira as ações do Maio Amarelo realizadas pelos Detrans do Brasil.