Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

No dia 08/05 (segunda-feira) iniciou-se de forma oficial o Movimento Maio Amarelo no Estado de Alagoas. A campanha tem como objetivo chamar atenção da sociedade e do poder público para a importância de construir um trânsito mais seguro a fim de evitar acidentes e fatalidades.

O Detran-AL realizou o 1º Seminário de Educação de Trânsito dos Detrans no dia 11/05 (quinta-feira) em prol da campanha. Uma programação especial foi lançada com a participação do Presidente da AND e do Detran de Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, e do Coordenador de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do DENATRAN, Francisco Garonce, que contribuíram efetivamente durante a solenidade.

Clique aqui e confira o vídeo do lançamento do Maio Amarelo no Estado de Alagoas.

“Representa um propósito, um propósito efetivo na mudança do comportamento do condutor. Necessariamente você tem o ciclista, o motociclista, o pedestre e o condutor, todos vinculados ao trânsito. Essas pessoas tem que ter os seus limites respeitados para acabar, justamente, com essa epidemia que são as tragédias no trânsito. Por isso que o propósito é o que? É a mudança do comportamento para salvar vidas.”

- Antônio Carlos Gouveia (clique aqui para conferir a passagem completa)


A abertura do evento foi contagiada pela apresentação de grupos folclóricos alagoanos.


Ainda pela manhã, Francisco Garonce apresentou palestra sobre Educação para o Trânsito em 2017. O Seminário também foi organizado e teve a participação do Edutran. O público presente respondeu com entusiasmo ao que foi demonstrado.

“O seminário que a gente vive hoje aqui em Alagoas, o primeiro seminário de educação de trânsito dos Detrans, isso sim é uma ação efetiva. Ela faz com que as coisas realmente mudem, porque sem educação, não encontramos uma solução.”

- Francisco Garonce (Clique aqui Para conferir a passagem completa)


AND reune-se com membros da Federação dos CFCs e Denatran

Na manhã dessa sexta-feira, 12/05, antes da sequência do 1º Seminário de Educação de Trânsito dos Detrans, foi realizada uma reunião extraordinária entre o Presidente da AND e do Detran-AL, Antônio Carlos Gouveia, o coordenador do Denatran, Francisco Garonce, e os representantes da Federação dos CFCs, João Batista, de Alagoas, Igor Valença, de Pernambuco e Eduardo Domingos, do Rio Grande do Norte. A agenda tinha como tema o processo de formação de condutores.

Durante o encontro foram discutidas medidas que podem ser tomadas para melhorar o desempenho dos Centro de Formação de Condutores. Os senhores Gouveia e Garonce destacaram a importância de aumentar a fiscalização nos CFCs para não prejudicar nem os alunos e nem os donos dos centros de formação.

Foi discutida a importância do uso de simuladores e das novas tecnologias para a formação de novos condutores. “Os serviços são inovados, então se a auto escola não inovar nos serviços, ela fica ultrapassada” destacou o Senhor Igor Valença.

A uniformização das normas do Denatran também esteve na pauta da reunião. Os membros presentes da Federação dos CFCs ressaltaram que a padronização da normatização das portarias é importante para região nordeste como um todo. 

Ao final, o Senhor João Batista entregou, em nome de todos os sindicatos dos Centros de Formação de Condutores da região nordeste, ‘A Carta de Alagoas’, um documento com a analise das profundas mudanças impostas aos CFCs. E embora os Centros de Formação tenham acatado tais medidas determinadas pelo CONTRAN, ainda existe um alto nível de acidentes de trânsito no Brasil, levantando o questionamento sobre a efetividade das deliberações.

O encontro foi visto como proveitoso pelos participantes. O diretor Antônio Gouveia enfatizou a aproximação do Denatran para a possibilidade de diálogos produtivos para uma melhor formação de condutores: “Estamos com esse espírito de compromisso, com esse espírito de cumplicidade (…), a gente quer essa ajuda, a gente precisa de vocês nesse contexto”.


Confira mais fotos do evento realizado em Maceió

- Fotos e informações disponibilizadas pela assessoria do Detran-AL