Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

AND realiza agenda de reuniões em Brasília

 

Visita ao diretor do Denatran, Senhor Elmer Coelho
 

Durante toda essa segunda-feira, 15/05, a Associação Nacional dos Detrans participou de agendas com o Poder Público e Entidades sobre diversos assuntos que preenchem o universo do trânsito.

Pela manhã, o Presidente da Associação e do Detran-AL, Antônio Carlos Gouveia, reuniu-se com o diretor do Denatran Elmer Coelho com o propósito de interagir e trazer a AND para dentro de um conceito de normatização. Participaram também os diretores regionais: sul, Senhor Vanderlei Rosso (SC), centro-oeste, Senhor Manoel Xavier (GO), e norte, Senhor Pedro Luis Longo (AC), além do diretor do Detran-PE Senhor Charles Ribeiro (também membro do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN).

O primeiro tópico abordado durante a reunião foi o aprimoramento do ambiente de comunicação entre a AND e o Denatran, possibilitando o cumprimento de todas as normas e encaminhamentos do Departamento Nacional de Trânsito pelos Detrans. Ainda sobre o tema, foi discutido a implantação do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) que, apesar de muitos Estados ainda não terem aderido, é considerada uma ferramenta muito proveitosa para os usuários, uma vez que podem ter suas multas reduzidas, caso não recorram a infração. 

Durante o encontro também foi levantada a possibilidade da criação de uma resolução pelo Denatran para permitir o parcelamento de multas estaduais. Muitos Estados ainda não possuem leis próprias para esse tipo de multa, e seria de grande ajuda para que o condutor pudesse ficar adimplente, razão pela qual o diretor Elmer Coelho mostrou-se simpático a ideia a ponto de apresentá-la no Denatran nos próximos meses.

A presidência da AND entendeu a importância de fazer reuniões regionais, ouvindo os diretores de cada Detran para conhecer de forma mais profunda aquilo que mais aflige o Estado. Considerando isso, um encontro foi marcado para o dia 06/06 no norte do país e terá a presença de todos os diretores da região e do Senhor Elmer Coelho, para traçar com objetividade o tema que possa referendar a necessidade de implantação de políticas públicas que tragam facilidade e agilidade para o usuário dos serviços do Detran.

Ao longo do encontro, a pauta foi-se ampliando. Os presentes trabalharam conceitos sobre instruções normativas, sobre o aprimoramento da formação de novos condutores e a utilização de novas tecnologias, como os simuladores de direção veicular. O senhor Antônio Carlos Gouveia viu a manhã como proveitosa: “Essa foi a primeira de uma serie de reuniões que a AND quer fazer no sentido de construir, e construir com efetividade e cumplicidade com o órgão que regulamenta a política de trânsito nesse país (…) Então eu me sinto, como presidente da AND, extremamente feliz de ter estado em um dia como o de hoje, em uma manhã dentro do Denatran criando ambientes novos de políticas públicas”

 


Aproximação junto ao Congresso Nacional

No inicio da tarde, o Presidente Antônio Carlos Gouveia recebeu o assessor do Senador Acir Gurgacz (PDT/RO), o senhor José Luiz, com quem iniciou tratativas sobre a regionalização das reuniões com os Detrans. A primeira acontecerá na região Norte e contará com a participação do Denatran.

Foi abordado o início do frutífero relacionamento junto ao Congresso Nacional para o andamento das pautas significativas da área de trânsito. A AND prepara levantamento de proposições de interesse cujo teor tenha impacto nos Departamentos Estaduais de Trânsito para planejamento estratégico de sua atuação junto aos representantes membros do legislativo federal brasileiro.

Assim, a Associação iniciou uma era de encaminhamento de demandas, com responsabilidade e uma agenda positiva do trânsito.


Reunião com o Sest Senat

Na sequência, o Presidente reuniu-se com Katiane Batista, que é coordenadora nacional de desenvolvimento profissional e atua na área de educação do trânsito do Sest Senat. O senhor Gouveia a convidou para participar de um seminário que será realizado em Brasília em julho para tratar de orientação e integração dos agentes de trânsito. O intuito da participação é apresentar um estímulo, atualização e capacitação, alem de criar um ambiente para ouvir os agentes e demais participantes.

Também foram tratadas algumas questões concernentes a realidade da relação entre o Sest Senat e os Detrans, como por exemplo a certificação dos cursos da entidade. 


Reunião com o SERPRO

Como continuação da agenda de proatividade, a AND recebeu o Sr. Bruno Ferreira Vilela, Superintende de relacionamento com o cliente do SERPRO, para tratat diversas pautas de interesse dos Detrans, dentre elas a implantação do Sistema de Notificação Eletrônica - SNE.

Como forma de iniciar o relacionamento da instituição com a empresa pública, foram solicitados vários esclarecimentos sobre o SNE e acessos aos sistemas e aos dados do Denatran. A agenda foi vista de forma tão positiva, que O SERPRO foi convidado a participar de reunião regional da AND para prestar os esclarecimentos necessários aos Detrans.