AND faz sugestões ao Governo Federal para questões do trânsito
O presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad, e o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Eduardo Sciarra, estiveram em Brasília nesta semana para discutir questões relacionadas ao trânsito e mobilidade urbana com o Governo Federal. Recebidos pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, eles falaram sobre a necessidade de apoio aos municípios em ações permanentes de educação para o trânsito e sinalização viária e sobre normativas de interesse dos Detrans de todo Brasil.
“Os municípios, principalmente os de menor porte, têm dificuldades de organizar uma equipe, planejar, destinar orçamento. No Paraná, criamos em 2011 um convênio em que o Detran assume e auxilia a prefeitura, até que ela tenha condições de gerenciar o trânsito como um todo. Este modelo já gera o interesse de outros Estados e sugerimos que o Governo Federal avalie a possibilidade de realizar algo semelhante”, explica Traad.
Segundo ele, outra preocupação é com a organização de ações permanentes de educação para o trânsito. “O Trânsito no Brasil mata mais que uma guerra do Vietnã, todos os anos. Não podemos combater esta violência com atividades esporádicas. Por isso, foi sugerida a organização, por meio do Denatran, da Escola Nacional de Trânsito, em articulação com Estados e municípios”, completou.
LEGISLAÇÃO: O grupo falou ainda sobre alterações recentes nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre elas, a prorrogação na implantação doSistema Nacional de Identificação Automática de Veículos, o Siniav.
Nesta terça-feira (23), o Contran suspendeu as resoluções 511 e 512/2014, que mudava os modelos de documentos de habilitação e veículos, adicionando novos itens de segurança. O pedido partiu da AND, já que a norma deveria passar a valer em 1º de julho deste ano.
Deixe uma resposta