Inicia Encontro Nacional de Gestores de Trânsito
Começou ontem, em Gramado, o nosso 71° Encontro Nacional dos Detrans. É um grande evento sobre gestão de trânsito, diretores de Detrans e conselhos estaduais de trânsito de todo o país. A cerimônia de abertura foi no Centro de Convenções do hotel Wish Serrano. As falas foram em tom de otimismo pela retomada após o período de incertezas da pandemia. O evento conta com mais de 300 inscritos e 24 Estados sendo representados.
O nosso Anfitrião, o diretor-geral do DetranRS Enio Bacci lembrou do incêndio que atingiu a sede da Autarquia em julho deste ano. “ Em meio a este momento desafiador de reconstrução, aqui estamos nós, agora, neste grande evento, concebido e construído conjuntamente, sob a coordenação da Associação Nacional dos Detrans (AND). Aqui teremos a oportunidade de debater temas técnicos que ditarão rumos para o nosso trabalho. A programação é robusta e traz cases, conteúdos técnicos, debates e farto intercâmbio de conhecimentos. Teremos aqui certamente uma riquíssima experiência que irá transformar para melhor a nossa atuação enquanto gestores públicos, resultando na entrega de melhores serviços para a população dos nossos estados.”
Ernesto Mascellani Neto, presidente da AND e diretor do Detran-SP, ressaltou que os gestores de trânsito precisam ser ousados nesse momento para superar a pandemia. “Precisamos ousar com responsabilidade, fazendo um trânsito mais seguro, mas também mais prático para o cidadão que demanda nosso serviço. Buscamos, via associação, criar uma sinergia, uma agenda comum para avançarmos mais rápido nesse sentido”.
Para o secretário nacional de trânsito Frederico de Moura Carneiro, a apresentação de boas práticas é um dos objetivos do encontro. “E o Rio Grande do Sul tem muito a ensinar quanto a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. Aqui, eles tem 97% dos municípios integrados. No Brasil, os municípios que participam da gestão do trânsito são minoria. E o trânsito acontece nos municípios, mais de 50% dos acidentes acontecem em vias municipais. As prefeituras têm que estar envolvidas”.
Participaram ainda da mesa de abertura, o secretário adjunto da Segurança Pública do RS, Marcelo Frota; a deputada Liziane Bayer, representando a Câmara Federal; a deputada Franciane Bayer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro na Assembleia Legislativa; o prefeito de Gramado Nestor Tissot , o presidente do CetranRS Sérgio Teixeira; e o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Focotran) Frederico Pieroto Antunes.
Deixe uma resposta