AND participa de audiência na Câmara que debateu formação de condutores
A Associação Nacional de Detrans (AND), representada pelo seu vice-presidente Marcos Traad, diretor do Detran do Paraná, participou na tarde desta terça-feira (24.09) da audiência pública da Comissão de Viação e Transportes, na Câmara dos Deputados, que debateu a qualidade na formação dos condutores de veículos.
O papel dos centros de formação de condutores sob a ótica do Código de Trânsito Brasileiro e a responsabilidade dos entes públicos do Sistema Nacional de Trânsito também foram temas debatidos na audiência, ocorrido a partir das 14h30, no Plenário 11 da Câmara dos Deputados.
Marcos Traad compôs a mesa dos trabalhos da Comissão e se pronunciou saudando a iniciativa, que “representa que estamos emanados num objetivo comum, que é melhor formar condutores e salvar vidas”.
O vice-presidente da AND destacou que “o papel compartilhado entre agenes públicos e os centros de formação de condutores deve ser o foco das nossas ações e traz à tona responsabilidade de todos nós”.
“O processo de formação de condutores tem falhas graves, tanto no processo de ensino e quanto no processo de avaliação. Por isto é preciso haver uma intervenção dos agentes públicos e dos Centros de Formação de Condutores no sentido de coibir qualquer tipo de facilidade. O agente público e o CFC tem a obrigaçao de denunciar a facilitação”, pontuou Traad.
Marcos Traad também destacou a parceria entre a AND e Denatran no sentido de “encararmos o problema na origem, já que a responsabildiade de fiscalização é nossa, enquanto órgãos executivos de trânsito”.
Em seguida lembrou que a AND tem cobrado insistentemente com o governo federal para que o Denatran seja fortalecido, sendo transformado em órgão com mais autonomia, “para que tenha um papel mais contundente no sentido do avanço no processo de formação de condutores e não apenas emanar as resoluções”.
O deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que sugeriu e presidiu a audiência, ressaltou que existem mais de 50 mil instrutores e examinadores de Detrans em todo o País. “O instrutor de autoescola, como personagem primeiro na formação do condutor, é referência e parâmetro para este”, disse.
Além de Marcos Traad, participaram da audiência o presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores, Magnelson Carlos de Souza; a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, Cristina Hoffmann, representando o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); o presidente do Sindicato das Autoescolas do Rio de Janeiro, João Pinto Ribeiro; o presidente do Sindicato dos Instrutores e Empregados em Autoescolas de Aprendizagem do Rio de Janeiro, Adalto Noventa Medeiros; e o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho.
Deixe uma resposta